Habitação, custo de vida e emprego e mercado de trabalho são os fatores que aumentam o grau de satisfação.

s habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram, em geral, mais satisfeitos com o local onde vivem, de acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

“Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades. Viseu encontra-se acima da média nestes três critérios. No último estudo que publicámos sobre a qualidade de vida nas cidades, em julho de 2012, Viseu tinha já o índice mais elevado”, salienta a Associação.

Além disso, habitação, custo de vida e emprego e mercado de trabalho são as áreas que originam habitantes mais insatisfeitos.

Notícias ao Minuto

Qualidade de vida em 12 cidades© DECO

Pandemia reduz qualidade de vida

O estudo revela ainda que foi “unânime” que a crise gerada pelo novo coronavírus diminuiu a qualidade de vida em todas as cidades.

“Enquanto nos anos anteriores se tinha mantido relativamente estável, só com algumas subidas e descidas ligeiras em certos centros urbanos, o final de 2020 veio piorar o cenário“, pode ler-se.

As conclusões do estudo da DECO, sublinhe-se, resultam de um estudo dirigido a 3.500 portugueses.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1723230/estas-sao-as-cidades-portuguesas-com-mais-qualidade-de-vida